Press Releases

A American Cancer Society irá gerenciar um novo esforço contra o tabaco em África
Feb 3, 2010
As nações africanas enfrentam o maior aumento no consumo de tabaco entre os países em vias de desenvolvimento

Atlanta, 3 de Fevereiro de 2010 – A Fundação Bill & Melinda Gates deu um finaciamento no valor de sete milhões de dólares, pare ser usado ao longo de cinco anos, à American Cancer Society (sociedade norte-americana contra o cancro – a “Sociedade”) para liderar e coordenar o African Tobacco Control Consortium (consórcio para o controlo do tabaco na Africa), uma coligação global de organizações não-governamentais voltadas para a saúde que vai enfocar abordagens baseadas em medidas comprovadas para travar a epidemia do tabaco na África. Além da Sociedade, o consórcio inclui a Africa Tobacco Control Regional Initiative (ATCRI, iniciativa regional para o controlo do tabaco na África), a Africa Tobacco Control Alliance (ATCA, aliança para o controlo do tabaco na África), a Framework Convention Alliance (FCA, aliança da convenção-quadro), a Campaign for Tobacco-Free Kids (CTFK, campanha para crianças livres de tabaco) e a International Union Against Tuberculosis and Lung Disease (união internacional contra a tuberculose e as doenças pulmonares – a “União”).

Numa parte do mundo que é particularmente afectada pelo VIH/SIDA, pela malária e por outras doenças infecciosas, o cancro está a ganhar terreno como uma grave ameaça à saúde pública. De acordo com a Agência internacional de pesquisa sobre o cancro, da OMS, pode atribuir-se grande parte desse crescimento ao aumento do consumo de tabaco e à exposição passiva ao fumo em ambientes. O uso do tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, se as tendências actuais se mantiverem, o consumo de tabaco irá causar um bilhão de mortes em todo o mundo durante este século.

Como organização gestora, a Sociedade irá colaborar com os parceiros do consórcio para implementar um ambicioso programa de controlo do tabaco nos 46 países da África Subsariana. O objectivo principal será reduzir o consumo de tabaco nestes países através da implementação de estratégias comprovadas aos níveis nacional e local. O consórcio irá:

  • apoiar os governos e a sociedade civil a implementar políticas públicas, como proibição de publicidade, aumento dos impostos sobre o tabaco, rótulos de advertência nas embalangens de produtos do tabaco com ilustrações e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco. Estas medidas estão em linha com a convenção-quadro para o controlo do tabaco (CQCT), o primeiro tratado internacional de saúde pública do mundo;
  • lutar para que se destinem mais recursos para o controlo do tabaco na região;
  • proteger as leis existentes contra os esforços da indústria do tabaco para o recuo ou anulamento do progresso dessas medidas;
  • realizar pesquisas para para melhorar/informar futuras atividades de controlo do tabaco.

 

“Estamos entusiasmados por fazer parte deste novo e importante esforço”, afirmou o Dr. John R. Seffrin, Director Executivo da Sociedade. “As empresas de tabaco começaram a visar os países em vias de desenvolvimento devido ao facto dos esforços de controlo do tabaco em países com grandes recursos terem resultado em enormes restrições, e iremos certificar-nos de que os países na África Subsariana dispõem das informações e ferramentas necessárias para proteger os seus cidadãos de doenças evitáveis e morte como resultado directo do uso do tabaco.”

 

“Este projeto será fundamental para ajudar a obter uma resposta coordenada à taxa crescente de consumo de tabaco e à iminente epidemia de tabaco na região africana”, afirmou o Director Interino da ATCRI, Akinbode Oluwafemi, da Nigéria.

 

Como parte dos seus esforços permanentes para salvar vidas e ajudar as pessoas a manter a sua saúde, recuperar, encontrar curas e lutar contra o cancro, a Sociedade Americana contra o cancro ampliou os seus esforços por todo o mundo. Em Dezembro de 2009, vários líderes participaram no maior encontro, até hoje, de líderes de sauúde e de governos na África para uma conferência discutindo como prevenir que se realize as projeções de uma epidemia de cancro na África. A Sociedade também financia mais de 75 bolsas para estudo de prevenção e controle do tabaco e docancro em países africanos e, realizou oficinas de trabalho para educar jornalistas e ativistas sobre questões relacionadas com o controlo do tabaco e do cancro. A Sociedade também é uma das principais vozes da Global Smokefree Partnership (uma parceria global para promoção de ambientes livres do fumo) , que publicou recentemente um relatório chamanad atenção para a necessidade de se dar uma maior protecção dos africanos contra à exposição à fumaçdo tabaco e expor os esforços das empresas de tabaco para combater os progressos de controlo do tabaco nos países africanos.

 

A American Cancer Society combina uma paixão irredutível com quase um século de experiência para salvar vidas e terminar o sofrimento pelo cancro. Como uma força global de base com mais de três milhões de voluntários, lutamos por cada aniversário ameaçado pelo cancro em cada comunidade. Salvamos vidas ajudando as pessoas a se manterem saudáveis através da prevenção e detecção precoce do cancro, dando apoio às pessoas durante e depois o  diagnóstico de cancro, buscando curas através de investimentos em pesquisas e mobilizando os  legisladores para a aprovação de leis para vencer o cancro e mobilizando comunidades de todo o mundo para participarem nesta luta. Como o maior grupo não governamental dos Estados Unidosinvestindo na investigação do cancro, contribuindo cerca de 3,4 mil milhões de dólares, traduzimos nas nossas acções aquilo que sabemos sobre o cancro. Como resultado, mais de onze milhões de pessoas na América que tiveram cancr,o e inúmeras outras que o conseguiram prevenir,vão celebrar o seu aniversário este ano. Para saber mais sobre nós ou para obter ajuda, ligue-nos a qualquer horado dia ou da noite, para o número 1-800-227-2345 ou visite cancer.org. Para obter mais informações sobre os nossos programas globais, actualmente em mais de vinte países, visite www.cancer.org/international.

 

 

Para mais informações:

Andrew Becker

American Cancer Society

Tel.: +1 (212) 237-3899

E-mail: andrew.becker@cancer.org